Elas nas notícias

Novembro 8, 2008

Fujam!Vêm aí as feministas!

Filed under: Reflexões — carlacerqueira @ 3:11 am
Tags: ,

feministas1Esta não é a primeira vez que escrevo sobre a importância de ser feminista. No dia-a-dia sinto que as/os feministas continuam a ser vistos/as de forma negativa e que o feminismo arrasta consigo uma enorme carga pejorativa. Basta lermos o post de Pedro Costa no blogue Trio de Rachar. Parte de uma notícia que pode trazer indicadores importantes para o futuro, mas que continua a revelar que as mulheres ainda não conseguem ascender aos lugares de chefia. Conclui com uma postura que revela desconhecimento em relação ao termo feminismo e que chega a ser claramente discriminatória. É com um tom irónico que diz que um dia o 4º poder será delas e termina a explicar que não quer ser substituído por uma feminista. Pergunto-me porquê? Será que as feministas são menos competentes? Será que tem receio que façam da redacção um local de manifestação e que comecem a queimar soutiens? Será que não tem a noção que o feminismo não é ‘uma coisa de mulheres’? Quais são os seus receios?

A realidade é que em muitos casos a igualdade continua a ser meramente formal. Os factos diários continuam a mostrar um poder patriarcal que ainda está muito enraizado, daí que seja tão pouco questionado. É preciso desmistificar a noção de feminismo, para o bem-estar de uma sociedade que assenta nos pilares da igualdade e da democracia. Trata-se de uma questão de direitos humanos.

Não se pense que ser feminista é o contrário de ser machista. O feminismo visa a igualdade de direitos entre homens e mulheres. O machismo é a crença da superioridade dos homens em relação às mulheres. Isto quer dizer que o primeiro une as pessoas com vista ao bem-estar, enquanto o segundo as separa, criando discriminações.

Muito se poderia dizer em relação à representação mediática das mulheres. Muito tem sido já dito. Há muito ainda para fazer. No meu entender, é fulcral incutir uma perspectiva de género na comunicação. Faz falta colocar os ‘óculos’ da igualdade, com o objectivo de desconstruir uma perspectiva ideológica hegemónica, a qual continua a valorizar o masculino e a perpetuar o sexismo (flagrante ou subtil).

Dá-se a ideia que tudo funciona assente em visões dicotómicas. A realidade é múltipla. Assim, actualmente, o feminismo tem que ser encarado como uma corrente de pensamento e acção plural. É necessário ter uma visão holística dos problemas sociais, políticos e económicos, de forma a garantir a igualdade de direitos e acabando com as discriminações em função do sexo, da etnia e da orientação sexual.

Enquanto continuarem a existir pessoas como o Pedro Costa continuo a sublinhar que faz todo o sentido falar de feminismos.

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Create a free website or blog at WordPress.com.